A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), através do seu Sistema de Reconhecimento Facial, contabilizou 26 mil pessoas na primeira noite do Festival Virada Salvador 2025, encerrado na madrugada deste sábado (28).
De acordo com a pasta, nenhum crime grave foi registrado no evento.
Em números absolutos, 26.674 pessoas passaram pelos Portais de Abordagem das Forças Estaduais, montados na Arena O Canto da Cidade, na orla da Boca do Rio. As repetições são descartadas pela tecnologia.
“O indicativo de público auxilia no emprego das equipes policiais e de bombeiros ao longo de todo o evento. Atuamos com toda a nossa expertise e equipamentos modernos na proteção dos baianos e turistas”, declarou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Equipes na Plataforma de Observação Elevada (POE), montada em um ponto estratégico da festa, e no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no COI, também auxiliam no monitoramento do evento.
SSP investe R$ 1 mi em segurança para o “Virada Salvador”
Para garantir a segurança durante as festividades, o Governo do Estado investiu R$ 1,2 milhão nas ações de segurança pública. Ao todo, 1.600 profissionais de segurança, incluindo policiais militares, civis, bombeiros e peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) estão atuando na Arena Canto da Cidade, localizada na Boca do Rio.
A festa, que segue até a virada do ano, na próxima terça-feira (31), conta com tecnologia de ponta para garantir a segurança de quem aproveitará os dias de festa. São utilizadas câmeras equipadas com sistemas de reconhecimento facial e de placas veiculares, que monitoram as áreas internas e externas do evento.
Também estão em operação uma plataforma de observação elevada e portais de abordagem, com tecnologia para contagem de público, visando maior controle e organização.
Além disso, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Secretaria da Segurança Pública (SSP) está funcionando com profissionais de 19 instituições estaduais e municipais para coordenar ações e gerenciar ocorrências de forma eficiente.
As forças de segurança estarão atuando de forma integrada com representantes da Polícia Civil, Militar e Técnica, Corpo de Bombeiros, Superintendências de Telecomunicações (Stelecom), Inteligência (SI), Gestão Integrada da Ação Policial (Siap), Samu, Sprev, Semop, Semob, Sedur, Transalvador, Saltur, Guarda Municipal, Coelba, CCR Metrô e Embasa.
O comandante do policiamento, tenente-coronel da PM Roberto Araújo, destacou a novidade desse ano.
“Aquele sucesso que são os portais de abordagem continua sendo mantido, agora com um número maior de baias. Este ano, com a redução do número de acessos, foi mantido apenas o acesso sul, já que o acesso norte foi retirado. Essa mudança visa proporcionar mais tranquilidade para o público, reduzindo a formação de filas. Além disso, contamos com as tropas especializadas para garantir a segurança e agilidade no processo”.