"Fraternidade e Ecologia Integral”

Fiéis celebram e prestam homenagens a Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem

Confira a programação do dia de devoção

Foto: Francis Vasconcellos/PSNotícias
Foto: Francis Vasconcellos/PSNotícias

Como parte da tradição do primeiro dia do ano, fiés celebraram e prestaram homenagens a Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem nesta quarta-feira (1ª), em Salvador.

Com o tema deste ano de “Fraternidade e Ecologia Integral”, a festa tradicional foi iniciada com uma missa na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia. Assim, o Cardeal Dom Sergio da Rocha presidiu a missa e falou da importância e história dos santos.

“Nós vivemos sempre da fé, nós temos aqui em Salvador, na Bahia, esta fé muito viva, em Jesus que recebe os vários títulos aqui nesse momento, nosso Senhor dos navegantes, o Bom Jesus dos Navegantes, porque temos a consciência de que sozinhos não podemos caminhar. A travessia do dia a dia da vida se faz sempre com a fé em Deus e ao mesmo tempo contando com outros irmãos e irmãs. Por isso que nos alegramos, iniciando o novo ano, como um dom, como um presente, não como um fado a ser carregado. Nós sabemos dos desafios que estão pela frente, mas não vamos sozinhos enfrentar esses desafios. Temos a presença de Jesus e a presença de todas as pessoas amigas, por isso é que olhamos para frente com esperança”, diz o Cardeal.

A procissão terrestre, saindo da Basílica e seguindo até o píer da Capitania dos Portos, local onde se deu o novo embarque da imagem do Senhor Bom Jesus na Galeota, foi iniciada por volta das 10h. Às 12h a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes chegou à Ponta do Humaitá e encontrou, mais uma vez, a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem.

Na sequência, a procissão terrestre com as imagens da mãe e do filho segue até a Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem. Neste ano o percurso antigo foi retomado, portanto, sendo do Monte Serrat, Rua da Boa Viagem e Rua da Imperatriz até a Igreja.

Devoto de Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem, Artur Lustoza marcou presença no evento para celebrar e prestar homenagem. Em entrevista ao PSNotícias, o fiel revelou a sensação de estar nos festejos.

“É um sentimento de gratidão. Primeiro ano acho que eu pedi muito para ter fé. Então a segunda vez aqui é como se fosse a realização de uma prece em minha vida. Vim agradecer, vim prestigiar a festa. É uma festa muito tradicional, me cativa muito de vir aqui”, conta o devoto.

*Com informações de Francis Vasconcellos

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.