O prefeito de Jequié e ex-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá (PP), voltará a entidade após dois anos, depois de receber um convite do futuro mandatário do órgão, o prefeito de Anadaraí, Wilson Cardoso (PSB).
O pepista vai assumir uma diretoria a ser criada para tratar especificamente da relação da entidade com deputados estaduais, federais e senadores. “Apesar de apoiar Wilson e de ter sido o primeiro a incentivar a candidatura dele à presidência da UPB, não estava nos meus planos fazer parte da direção da entidade”, afirmou Zé Cocá.
“Mas ele me falou dessa nova diretoria e que gostaria muito que eu a ocupasse, ajudando-o a fazer a articulação política da instituição com os parlamentares na Bahia e em Brasília. Então, decidi aceitar o desafio em nome do municipalismo, até porque não vai atrapalhar a minha gestão em Jequié. Pelo contrário, pode até somar”, completou o prefeito de Jequié.
Na terça-feira (18), Wilson Cardoso foi aclamado presidente da UPB, uma vez que era candidato único. O socialista vai assumir a presidência da entidade no dia 31 de março, substituindo o ex-prefeito de Belo Campo, Quinho (PSD), que sucedeu o próprio Zé Cocá no comando da entidade – o progressista exerceu a função no biênio 2021-2022.
Zé Cocá foi quem lançou Wilson Cardoso à presidência da UPB, no final de outubro de 2024. Depois disso, a candidatura do prefeito de Andaraí decolou, obtendo o apoio de gestores da base do governo, da oposição e do próprio chefe do Executivo estadual, Jerônimo Rodrigues (PT).