Eleições

XP/Ipespe: Lula tem 44% contra 32% de Bolsonaro e Ciro mantém 8%

No segundo turno o petistas vence contra todos os candidatos

Montagem/Divulgação
Montagem/Divulgação

A nova rodada da pesquisa Ipespe, contratada pela XP Investimentos e divulgada nesta sexta-feira (20), não apresenta grandes diferenças em relação à anterior. O ex-presidente Lula (PT) manteve 45% das intenções de voto, contra 32% de Jair Bolsonaro (PL), no cenário estimulado, onde os nomes são apresentados aos entrevistados.

Na terceira colocação, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece com 8%, à frente do ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que oscilou positivamente de 3% para 4%, e do deputado federal André Janones (Avante), que tem 2%. 

A senadora Simone Tebet (MBD) cresceu discretamente e 1% para 2% (MDB). Felipe D'Ávila (Novo), que tinha pontuado na última pesquisa, nessa aparece com 0%, assim como Vera Lúcia (PSTU) e José Maria Eymael.

Foram entrevistadas 1000 pessoas entre os dias 2 e 4 de maio, com uma margem de confiança de 95,5%. O levantamento foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-03473/2022. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

ESPONTÂNEO

No cenário espontâneo, quando os nomes não são apresentados previamente aos entrevistados, Lula tem praticamente a mesma margem de vantagem contra Bolsonaro, com 39% contra 29% do atual chefe do Executivo.

Nas mesmas condições, Ciro tem 3% e Doria 2%. Do total, 9% disseram que votariam nulo ou em branco, enquanto 16% não souberam ou não responderam.

SEGUNDO TURNO

Em eventual segundo turno, o petista venceria Bolsonaro por 53% a 34%, com 13% votando branco ou nulo. Em um cenário contra Ciro Gomes, Lula continua na frente com 53% contra 25%.

Se disputasse contra Doria, a diferença tende a ser ainda maior: 54% a 20%.