O senador Jaques Wagner (PT-BA) será o relator da indicação Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central (BC). A informação foi confirmada pelo presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Vanderal Cardoso (PSD-GO).
Na manhã de terça-feira (4), o pessedista havia dito que a relatoria estava entre Wagner, que é líder do governo na Casa, e o senador Ângelo Coronel (PSD-BA).
Já o petista, em coletiva de imprensa, afirmou que não há nenhum problema objetivo para que a sabatina de Galípolo na CAE aconteça na próxima terça-feira (10). Segundo ele, o problema “é que nós estamos na pré-eleição”, se referindo às eleições municipais.
Dois fatores motivam a dificuldade de realizar na semana que vem a sabatina: agenda dos senadores nas campanhas municipais e o período de silêncio do Banco Central, que começa na próxima 1uarta, dia 11 de setembro.
A reunião do Copom está marcada para 17 e 18 de setembro e pode dar início a uma nova alta na taxa de juros, contrariando o governo.
Os senadores não têm sessões presenciais na próxima semana e poucos estão interessados em estar em Brasília para a sabatina e abrir mão das agendas de campanha. Mesmo sendo uma eleição municipal, os senadores que precisam renovar mandato em 2026 (dois terços da Casa) estão mergulhados nas disputas locais.