A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União), publicou um vídeo em suas redes sociais (veja abaixo), na quinta-feira (25), em que se manifestou sobre a operação Dropout, da Polícia Federal (PF), que desarticulou uma organização criminosa que teria desviado recursos públicos empregados pela Secretaria de Saúde do município, localizado no sudoeste da Bahia, no combate e prevenção aos efeitos da pandemia da Covid-19.
Conforme a corporação, os desvios teriam ocorrido no exercício de 2020, durante a pandemia, em dispensas voltadas para a aquisição de testes de detecção de antígenos do SARS-CoV-2 pelos métodos de fluorescência e imunocromatografia.
Foram cumpridos, ao todo, 18 mandados de busca e apreensão e 9 mandados de medidas cautelares diversas de prisão nas cidades de Vitória da Conquista e Salvador (Bahia), e Belo Horizonte e Nova Lima (Minas Gerais).
A denúncia foi apresentada em 2022 pela própria Procuradoria do Município de Vitória da Conquista, quando tomou conhecimento da possível fraude.
"Estou acompanhando as investigações da Polícia Federal em Vitória da Conquista. A Prefeitura se coloca como parceira nesse processo investigativo ao lado da PF. Tudo o que estiver ao meu alcance será disponibilizado para que este caso seja esclarecido o mais breve possível. Tudo o que for solicitado pela Polícia Federal será imediatamente disponibilizado", iniciou Sheila Lemos.
"Não admito corrupção em meu governo. Meu trabalho é pautado pela lisura, correção e honestidade com os recursos públicos […] Aproveito para informar que entramos com um boletim de ocorrência no DISEP contra blogs que estão se aproveitando da operação da Polícia para criar título escandalosos e colocar fotos duvidosas que nada mais são do fakenews. Nenhuma mala com dinheiro foi encontrada em qualquer prédio público do município. Não admito que desrespeite meu nome, minha reputação e meu governo", disparou a prefeita.