Após as constantes queixas de prefeitos sobre a queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), por parte do governo federal, o presidente Lula (PT) publicou em uma rede social, na terça-feira (12), um vídeo (veja abaixo) no qual afirma que nenhum gestor vai receber o valor menor neste ano em relação a 2022.
Segundo o chefe do Executivo federal, este é um compromisso da sua gestão. "Eu quero comunicar aos prefeitos brasileiros que nós tomamos uma decisão no governo e eu posso garantir a cada prefeito que ninguém receberá, em 2023, menos FPM do que receberam em 2022 […] Mandamos a medida para ser votada no Congresso Nacional. Eu quero que os prefeitos saibam a importância que a gente dá a todos os prefeitos, porque o prefeito é que enfrenta o maior problema. E nós vamos garantir que o FPM não seja menor do que 2022", afirmou.
Também no dia de ontem, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, já tinha anunciado o aumento dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios. Segundo ele, seria paga aos municípios uma parcela extra do FPM para compensar a queda de arrecadação dos últimos três meses. O total de recursos que seriam repassados para as cidades seria de R$ 2,3 bilhões.