Chuva na Bahia

VÍDEO: Jerônimo Rodrigues se pronuncia após deslizamento de terra deixar uma pessoa morta em Salvador

Ele destacou a atuação integrada das equipes estaduais e municipais para minimizar os danos e atender às emergências

 Foto: Feijão Almeida/ GOVBA
Foto: Feijão Almeida/ GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues expressou solidariedade às vítimas das fortes chuvas que atingem a Bahia, especialmente Salvador, onde o volume registrado em novembro já triplicou o esperado para o mês. Além disso, ele destacou a atuação integrada das equipes estaduais e municipais para minimizar os danos e atender às emergências. [veja vídeo ao final da matéria]

“Quero deixar uma mensagem de solidariedade às famílias e às pessoas que estão, nesse momento, sofrendo com as chuvas em toda a Bahia, em especial, hoje, em Salvador”, afirmou Jerônimo durante agenda institucional no interior do estado, na manhã desta quarta-feira (27).

Ele reforçou que o Governo do Estado está mobilizado para prestar apoio imediato. “Estamos com o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e toda a minha equipe de Saúde e Segurança Pública trabalhando em conjunto com a Prefeitura, a comunidade e outras instituições para oferecer suporte”.

Enquanto isso, equipes do Corpo de Bombeiros (CBPM) atuam em diversos bairros da capital, onde há registros de deslizamentos e desabamentos. Em Saramandaia, onde uma vítima fatal foi confirmada, o comandante-geral do CBPM, coronel Adson Marchesini, alertou para os riscos de novos incidentes.

“Os bombeiros continuam as buscas por possíveis vítimas e realizando outros resgates. Ainda não temos a dimensão completa da tragédia, pois as informações ainda são preliminares”, explicou o coronel.

Nos hospitais, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) já ativou planos de emergência. Estruturas para múltiplas vítimas no Hospital Geral do Estado (HGE) e no Hospital do Subúrbio estão de sobreaviso.

“A estrutura será montada em 30 minutos, caso necessário, como ocorre no Carnaval”, garantiu a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana.

A Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) também mantém equipes monitorando as áreas afetadas em toda a Bahia, enquanto o Governo reforça o pedido para que a população siga orientações de segurança e evite áreas de risco.

>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.