O ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), declarou apoio a Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos, cujas eleições acontecem nesta terça-feira (5). O liberal postou um vídeo (veja abaixo), em suas redes sociais, no domingo (4), em que elenca as razões as quais Trump, do Partido Republicano, deve ser conduzido ao posto que ocupou entre 2016 e 2020.
Trump é o candidato do partido Republicano que disputa a Casa Branca contra a candidata Democrata Kamala Harris, atual vice-presidente do país. Na publicação, Bolsonaro afirma que os Estados Unidos, sob a administração de Trump, “projetavam poder” em um mundo sem guerras.
“Hoje vemos guerras, o terrorismo regressar e a censura a nos restringir. O regresso de Trump é a certeza de um mundo melhor. Sem guerras, sem terrorismo e com um regresso à liberdade na sua forma mais pura”, diz Jair Bolsonaro.
Mirando as eleições à Presidência do Brasil, em 2026 – ainda que inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – Jair Bolsonaro deu uma cutucada na Corte ao se descrever como “inelegível para ocupar cargos sem cometer um único crime”.
‘O candidato sou eu’, dispara Jair Bolsonaro sobre 2026
Em entrevista à revista Veja publicada na última sexta-feira (1º), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se colocou como candidato ao Palácio do Planalto em 2026 e disse ser o único nome da direita no Brasil com chances de sair vitorioso das urnas daqui a dois anos.
O liberal até elogiou um dos nomes cotados à disputa ao Executivo federal caso ele, de fato, siga inelegível: o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). “O Tarcísio é um baita gestor”, afirmou ele.
“Falam em vários nomes. Tarcísio, Caiado, Zema […] Mas eu só falo depois de enterrado. Estou vivo. Com todo o respeito, chance só tenho eu, o resto não tem nome nacional. O candidato sou eu”, completou o ex-presidente.