Dois projetos encaminhados à Câmara de Salvador pretendem homenagear dois nomes que se tornaram recorrentes nas mídias nos últimos meses. Em texto publicado no Diário Oficial do Legislativo desta segunda (2), os vereadores Alexandre Aleluia (PL) e Edvaldo Brito (PSD) propõem que o investigador da Polícia Civil Vockton Carvalho Freire seja homenageado com a medalha Thomé de Souza, e o ativista Clarindo Silva de Jesus com a medalha de Mérito Cultural.
Em justificativa para concessão da medalha ao policial Vockton Carvalho Freire, baleado no olho durante Operação Fauda, em Valéria, o vereador Alexandre Aleluia (PL), autor da proposição, lembra a trajetória do investigar nas forças de segurança, e cita o seu empenho e exemplo no desempenho da função.
"Vockton foi alvejado por organizações criminosas e sofreu ferimentos graves.Mesmo diante dessa terrível adversidade, sua determinação e coragem foram notáveis, e ele continua a lutar e vem se recuperando dos ferimentos. Ele é um exemplo vivo do compromisso inabalável dos nossos policiais em proteger e servir a sociedade, muitas vezes colocando suas próprias vidas em risco", diz o texto enviado à Câmara.
A medalha Thomé de Souza é concedida a pessoas que tenham prestado relevantes serviços ao município de Salvador.
Defensor da Cultura
Outro nome que pode ser honrado pela Câmara de Salvador é o do jornalista, escritor, poeta e compositor Clarindo Silva de Jesus, de 81 anos, agitador cultural e dono do restaurante "Cantina da Lua", que ficou internado durante um mês para tratar de uma úlcera arterial. O Projeto de Resolução 115/2023 é de autoria do vereador Edvaldo Brito (PSD) .
Em justificativa, o vereador argumenta que Clarindo é um ativista, "atento aos estudos e soluções que assolam a comunidade soteropolitana combatendo, até os dias de hoje, o racismo, a mortalidade infantil e atos de degradação do Centro Histórico".
Além disso, o texto diz que seu restaurante, localizado no Pelourinho, é "local tradicional da cidade, frequentado por pessoas de todas as classes sociais e, portanto, denota uma vida inteira à promoção de expressões culturais e a defesa do Centro Histórico".
A Medalha de Mérito Cultural é entregue a pessoas ou instituições que desenvolvam ações de promoção à cultura, bem como a personalidades de destaque cultural de Salvador.
Os dois projetos ainda serão votados pelos 43 vereadores de Salvador e, caso aprovados, serão realizadas sessões solenes para entrega das honrarias.