Política

Vereadores da oposição votam contra projeto polêmico aprovado na sessão desta terça-feira (16)

O projeto visa denominar a Rua Bernardo Pereira de Vasconcelos um logradouro público da capital baiana, de acordo com Marighella, um político liberal e escravocrata

Valdemiro Lopes/CMS
Valdemiro Lopes/CMS

Os vereadores da bancada de oposição da Câmara Municipal de Salvador, criticaram na sessão desta terça-feira (16), a aprovação do Projeto de Lei N°245/19, de autoria do vereador Alexandre Aleluia (DEM). O projeto visa denominar a Rua Bernardo Pereira de Vasconcelos um logradouro público da capital baiana.

“Nós da oposição, não tivemos acordo sobre um PL aqui”, declarou a vereadora Maria Marighella (PT), durante discurso. “Lendo a justificativa do projeto de lei, o vereador Alexandre Aleluia, diz que o Bernardo Pereira de Vasconcelos, é um abolicionista e um dos criadores e construtores da Ordem Nacional. No entanto, não é isso que aparece na nossa pesquisa”, acrescentou.

De acordo com Marighella, uma pesquisa realizada pelos vereadores da oposição destacou que “a política regressista de Bernardo Pereira de Vasconcelos destaca que assim como outros políticos, ele teve um papel fundamental na formulação de um liberalismo escravocrata no Brasil, que conciliou as ideias liberais modernas a conservação da ordem escravista colonial".

Neste sentido, a vereadora pede um registro em ata afirmando que esta matéria não é consenso na Câmara, e seria muito importante consultar o conselho municipal das comunidades negras da cidade de salvador.