Vereadora de Salvador, Marta Rodrigues (PT) criticou a capa da Folha de S. Paulo, principal veículo de comunicação do país. Na imagem, o presidente Lula (PT) aparece atrás de um vidro estilhaçado, como se fosse baleado. O petista ajusta a gravata. Para Marta, o registro foi "lamentável".
"Em meio a tantos discursos de ódio, ao incentivo da violência por parte da extrema-direita e aos recentes acontecimentos de pura barbárie em um Brasil cuja democracia está fragilizada, que tipo de mensagem a Folha de São Paulo quer transmitir com uma capa como essa? Lamentável", escreveu.
Autora da fotografia, a fotojornalista Gabriela Biló disse ter virado alvo de ataques e defendeu seu trabalho.
"Na foto tem quem veja morte, tem quem veja resistência, só um trincado, tem quem veja um sorriso atrás, o Lula arrumando a gravata. Não vou dizer o que vc tem que ver. Fotojornalismo não é feito para agradar. Minhas fotos são o espelho do meu olhar. Essa só é a forma como eu vejo o mundo. Você pode ter o seu olhar, discordar do meu, tudo bem, o mundo é plural. Sendo assim, vou ignorar absurdos como "apaga isso", entre outros hates, especialmente depois do dia 08/01", disse.