O vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) apresentou um projeto de lei que, se aprovado pela Câmara Municipal de Salvador (CMS), e sancionado pelo prefeito Bruno Reis (UB), criará Unidades de Pronto Atendimento (UPA) para animais.
Segundo a proposta, cada Prefeitura-bairro deve ter uma UPA Pet. O atendimento, explica o projeto, deve ser de "urgência e emergência à populações de animais domésticos, especificamente caninos e felinos".
Ainda segundo a matéria, cada unidade terá uma farmácia popular voltada para o público animal, com atendimento prioritário para pessoas de baixa renda, protetores de animais e instituições de assistência animal.
"Trata-se de uma questão de saúde pública. Doenças como sarna sarcópica, micoses e verminoses são as mais comuns, atingindo principalmente as crianças. Além destas, infecções bacterianas diversas, viroses como a raiva e hematozoários acometem humanos de qualquer idade. Os surtos epidémicos zoológicos mais recentes se referem à leishmaniose, protozoários que pode ser transmitido pelo cão e a esporotricose, doença causada por um fungo e transmitida pela arranhadura do gato", explica Vasconcelos.
A matéria ainda passará pelas comissões temáticas e, se aprovada, irá a plenário.