Política

Vereador quer que prefeitura faça reformas em terreiros de candomblé de Salvador 

A proposta precisaA proposta, que foi batizada por Carolino como "Terreiro Legal", repetiria o mesmo padrão do Morar Melhor, que faz a reforma de casas em locais de alta vulnerabilidade.  ainda passar pelas comissões, plenário e, depois, ir à sanção ou veto do prefeito Bruno Reis (UB)

Divulgação
Divulgação

Vereador de Salvador, Toinho Carolino (Podemos) apresentou projeto de lei na Câmara Municipal de Salvador (CMS) em que sugere que a prefeitura faça a reforma de terreiros de candomblé na cidade. 

A proposta, que foi batizada por Carolino como "Terreiro Legal", repetiria o mesmo padrão do Morar Melhor, que faz a reforma de casas em locais de alta vulnerabilidade. 

A proposta do vereador seria executada pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur). "Nossa compreensão é que tais espaços possuem relevo histórico, acervos de valor inestimável e contam a história real, sem retoques e edição, da 1ª Capital do Brasil sob a perspectiva simbólica e ancestral dos escravizados no passado que precisam de reparação e protagonismo urgentes, até porque são produtores ativos de cultura. Em outras palavras: falar dos negros e dos seus templos sagrados é falar da própria cidade, da nossa alma", argumenta Carolino. 

A proposta precisa ainda passar pelas comissões, plenário e, depois, ir à sanção ou veto do prefeito Bruno Reis (UB).