Política

Vereador propõe pagamento através de PIX em transportes públicos de Salvador

A plataforma facilita ainda os cobradores de ônibus que muitas vezes não tem troco

Secom/PMS
Secom/PMS

O vereador George Reis, também conhecido como “O Gordinho da Favela” (PSL), quer implantar por meio do Projeto de Lei de Nº 384/2021,  a ferramenta de pagamento PIX no transporte público coletivo de ônibus na capital baiana. A proposta regulamenta o pagamento através da plataforma a qualquer horário ou dia da semana, sem limite de valor e sem pagamento de taxas adicionais para pessoas físicas.

O vereador destaca que apesar do pouco tempo de criação, a utilização do serviço criado pelo Banco Central do Brasil está plenamente incorporada ao dia a dia de toda a sociedade, visto que é o meio mais rápido de pagar contas e receber pagamentos, transferências imediatas de dinheiro para todos os bancos e sem a cobrança de taxas extras.

Dessa maneira, o projeto determina que as concessionárias de serviços públicos municipais de transporte, integrem este serviço e recebam pagamentos por esta modalidade.

“Este projeto é uma forma de cruzar a evolução tecnológica que temos vivenciado e a facilidade dos cidadãos ao pagarem seu transporte. Atualmente, inclusive, muitas pessoas não andam com dinheiro em mãos”, ponderou o parlamentar.

O edil acrescentou ainda que esta é uma alternativa benéfica para os cobradores de ônibus, que muitas vezes não têm troco para dar, e também pela segurança de não ter dinheiro em mãos, caso sofram alguma tentativa de assalto.