Política

Vereador propõe criação de novo bairro em área nobre de Salvador; saiba onde

Caso aprovado pela maioria dos parlamentares, o novo bairro ganhará um CEP, divulgação em mapas de área urbana, além de placas de sinalização.

Divulgação/Câmara de Salvador
Divulgação/Câmara de Salvador

A capital dos baianos pode ganhar mais um bairro, e alcançar a marca de 171 delimitações territoriais. Isso porque um Projeto de Lei (PL 243/2023) encaminhado pelo vereador Orlando Palhinha (União Brasil) à Câmara de Salvador pretende tornar o Loteamento Aquários, atualmente integrado à Pituba, em um novo bairro para a cidade. 

Na justificativa do projeto que pede a criação do bairro Aquários, o parlamentar argumenta que os moradores e frequentadores do loteamento criaram "uma grande relação/sentimento de pertencimento, posto que já se identificam como moradores do Aquários ou visitantes Aquários". 

Ainda segundo texto encaminhado para apreciação dos vereadores, o loteamento possui uma área total de 330 mil m², onde estão localizados importantes unidades escolares, a exemplo do Anchietinha, Módulo, Grego Mendel e Nossa infância, além de um dos maiores hospitais do Nordeste, o Hospital da Bahia. Palhinha ainda argumenta que o Loteamento Aquários "possui uma infraestrutura que oferece uma grande variedade  de bens e serviços, possuindo assim, todas as características de um bairro". 

O texto deve passar pela apreciação por comissões da Casa Legislativa, até ser encaminhado para votação dos 43 vereadores no Plenário Cosme de Farias. Caso aprovado pela maioria dos parlamentares, o novo bairro ganhará um CEP, divulgação em mapas de área urbana, além de placas de sinalização.