Um vereador da cidade de Itamaraju, no sul da Bahia, foi detido na quinta-feira (30) após ser flagrado com um carro cuja placa foi clonada, no centro do município. Segundo a Polícia Civil, o corretor que vendeu o veículo para ele foi preso após a ação.
O carro foi encontrado depois que o dono do veículo original denunciou o caso. Conforme a polícia, o homem, que mora em Vitória, no Espírito Santo, suspeitou da clonagem após receber multas de Itamaraju, onde nunca tinha ido.
Segundo a polícia, o vereador Francisco Carlos Barbosa Silva, de 56 anos, contou que não sabia do crime. Ele foi ouvido e, em seguida, liberado. No entanto, segundo a delegada Rosangela Santos, Chico do Hotel (PP), como é conhecido, deve responder por receptação culposa (quando não há intenção).
Já o corretor, identificado como Jerriê Sales, foi liberado após pagar fiança, que não teve o valor divulgado. De acordo com a delegada Rosangela, o homem também negou conhecimento da clonagem, mas será indiciado por receptação dolosa (quando há intenção), por não ter averiguado a procedência do carro para vender.
Ainda conforme a delegada Rosangela, o caso está sob investigação. A polícia suspeita que outras pessoas estejam envolvidas na clonagem do carro.
O vereador Chico do Hotel já foi presidente da Câmara de Itamaraju. Em contato com a reportagem, a assessoria jurídica da Casa informou que ainda não foi comunicada oficialmente sobre o fato.
Já o advogado do vereador, Filipe Zaniboni Nery, informou que o cliente foi vítima e que comprou o carro de boa-fé. De acordo com o advogado, o vereador comprou o carro financiado e confiou no vendedor. Ainda em contato com a reportagem, o advogado disse que irá responder à Justiça e provará que foi enganado.
G1 // AO