O vereador Gilmar Santiago (PT) vai apresentar na próxima sessão da Câmara Municipal de Salvador uma proposta de Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar a concessão pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) do alvará de construção do edifício La Vue e outras licenças dadas pelo órgão.
A construção do prédio virou motivo de polêmica nacional após a demissão do ex-ministro Marcelo Calero, da Cultura, que acusou Geddel de pressioná-lo para que ele intercedesse junto ao Iphan para a liberação da obra.
“O papel fundamental do vereador é fiscalizar a atuação do Poder Executivo e a instalação da CEI se justifica diante da grande repercussão nacional, a partir da denúncia do ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, de que o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, o pressionou para liberar um empreendimento que tem parecer contrário da Presidência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)”, justifica Gilmar. Ele também defende a realização de uma audiência pública na Comissão de Planejamento Urbano.
Em nota, a Sucom esclareceu que o alvará de construção do edifício La Vue, na Barra, “foi liberado após parecer favorável do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), de nº 0627/2014, que destacou ‘tratar-se de intervenção em área fora de poligonal de entorno dos bens tombados da Barra, além de estar em área com ocupação bastante heterogênea'”. “A autorização para construção do prédio pela Secretaria foi concedida também apenas após autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Bahia (IPAC)”, afirma o texto.
Reprodução: Varela Notícias