O vereador de Salvador, Leandro Guerrilha (PP), quer o funcionamento dos pátios da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) também aos finais de semana – e feriados -, para facilitar a retirada de veículos, por parte dos condutores, que tenham sido removidos das ruas pelos agentes da autarquia.
Atualmente, isto não é possível, ainda que o carro tenha sido removido da rua nestes períodos. Com isso, o motorista se vê numa situação em que precisa esperar até a segunda-feira seguinte para retirar o veículo e ainda ter de pagar duas diárias referentes aos dias em que o automóvel ficou retido.
Em meados deste mês, o mesmo vereador havia apresentado um Projeto de Lei que pedia o fim a cobrança da taxa de pátio da Transalvador, para os veículos removidos das ruas aos finais de semana. No entanto, o texto acabou sendo vetado pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB).
No texto de agora, como justificativa, Guerrilha ressaltou o direito que os motoristas tem de "resgatarem seu bem imediatamente". Segundo o edil, o serviço já está sendo utilizado em algumas cidades do Brasil e pontuou que, para a liberação dos veículos serão exigidos o cumprimento dos diversos protocolos.
No artigo 2º do Projeto de Lei. o pepista apontou ainda que o proprietário dos veículos apreendidos nas unidades da Transalvador deverão ficar sem o chamado ônus a pagar quando os pátios vierem a abrir nos fins de semana e feriados.