O radialista e vereador de Salvador, Leandro Guerrilha (PL), comemora o dia municipal da categoria, homenageada no dia 21 de setembro na capital baiana e em outras quatro cidades. Guerrilha comenta que o dia para além da celebração, também é uma data de luta por direitos, por um piso único nacional mais justo e também para fomentar a abertura de cursos profissionalizantes para o segmento, que de acordo com o edil, vem abrindo espaço para profissionais não habilitados.
Ao LDNotícias, Guerrilha salienta que o dia oficial da categoria é o dia 21 de setembro mas que uma lei federal assinada em 2006 transferiu a data para o dia 7 de novembro, como é comemorada em outras cidades. A mudança ocorreu em decorrência a uma homenagem ao músico e radialista Ary Barroso. De acordo com o vereador baiano, a alteração da data não foi comunicada à classe.
Dessa forma, em Salvador, um projeto da Câmara Municipal instituiu em 2014 a comemoração da data para o dia 21 de setembro.
O vereador ressalta ainda a importância do rádio e da imprensa, “é dia de lembrar da importância do radialista que é um agente social, que leva informação, entretenimento, revela talentos […] Muitos profissionais perderam a vida exercendo sua profissão, radialistas assassinados no interior do estado, e isso é um afronta contra a comunicação, liberdade de expressão e democracia”, pontuou Leandro.
Guerrilha comentou ainda que na próxima semana vai ser realizada uma sessão especial na Casa para discutir pautas importantes para a classe. Na sessão, devem ser tratadas a importância do piso único, a defesa dos meios de comunicação e a importância da rádio. De acordo com o radialista, a última pesquisa IBOPE apontou que cerca de 80% dos brasileiros consomem o conteúdo das rádios.