Política

Vereador de Feira de Santana volta a receber ameaça de morte: "Preto fedido"

E-mail intimidador alerta vereador e diz que vai queimá-lo vivo junto à sua família

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

O vereador mais votado de Feira de Santana na última eleição, Jhonatas Monteiro (PSOL) voltou a sofrer ameaças de morte e ataques racistas, motivadas por uma denúncia feita pelo edil de ações truculentas e agressões contra professores municipais.

No início do mês, Jhonatas, que é conhecido como 'Rasta', já tinha recebido um e-mail com outras ameaças, que voltaram a se repetir. O texto menciona a denúncia feita pelo vereador ao site Alma Preta, que também é alvo das ofensas.

"Quer dizer que além de se juntar com os professores vagabundos de Feira de Santana pra fazer baderna na rua você foi reclamar num site chamado Alma Preta só porque te mandaram umas verdades pelo WhatsApp?", diz um trecho do e-mail, enviado como mensagem temporária, e que chama a equipe do veículo de "macacos pretos".

"O nome Alma Preta desse site tá errado pois preto não tem alma. E lá trabalham um monte de macacos pretos. E seu apelido não devia ser Rasta, devia ser BOSTA por que você é um bosta e fede igual bosta, seu preto fedido […] Se você não parar de falar na imprensa a gente vai jogar gasolina em você e na sua família de macacos pretos fedidos", diz o agressor.

Jhonatas afirmou que o episódio é recorrente e se intensificou desde abril. Ele registrou um boletim de ocorrência para tentar preservar a sua integridade física e de familiares.

"Desde abril a gente vem gastando uma energia nessa questão da segurança, pensamos medidas que alteraram o funcionamento do mandato, da rotina, da minha própria circulação pelo município. São algumas medidas que estão ao nosso alcance porque o ritmo das instituições responderem isso é muito moroso", justifica.