Política

Vereador associa pobreza a problema da mobilidade em Salvador: "imobilidade urbana"

O vereador também lembrou que a cidade perdeu população PIB para outra capital do Nordeste

Agência CMS
Agência CMS

O vereador Silvio Humberto (PSB) afirmou nesta quarta-feira (9), durante sessão na Câmara de Vereadores, que o problema da mobilidade urbana de Salvador está associado aos altos índices de pobreza da capital baiana.

“Tem um componente aí que é grave: 40% das pessoas que moram na cidade andam a pé. Não tem sistema que se sustente com 40% de quem poderia ser usuário do sistema andando a pé. É matemática, a conta não vai fechar. E isso tem a ver com o fato de você viver em uma cidade extremamente pobre, com muitas pessoas pobres”, afirmou o edil.

O vereador também lembrou que a cidade perdeu população e Produto Interno Bruto (PIB) para outra capital do Nordeste durante a gestão do prefeito Bruno Reis (União), destacando que a queda de população reflete na economia do município. 

“Essa administração de excelência, a base bem sabe, começou como primeira capital do Nordeste em termos de PIB. Essa administração está deixando a segunda administração em termos de PIB. Nós perdemos para Fortaleza. Então, às vezes, as pessoas perguntam: ‘por que existe um êxodo?’ . Isso tem a ver com a falta de dinâmica da cidade de Salvador, do ponto de vista econômico. Mas a cidade de Salvador ostenta outro lugar que é segunda capital em termos de vulnerabilidade social. Cerca de 300 mil pessoas vivem com menos de R$ 465 por mês, ou seja, menos de R$15 [por dia]. Aí é esta a conta que não vai fechar, porque essas pessoas, a sua grande maioria, está naquele conjunto da imobilidade urbana", afirmou