Política

Valmir Assunção defende Wagner sobre voto contra STF: ‘tem toda a autonomia’

Sobre a desoneração dos municípios, ele afirma que não é favorável, mas acredita em uma decisão que favoreça o Estado e os trabalhadores. 

Yuri Abreu/Salvador FM
Yuri Abreu/Salvador FM

O deputado federal Valmir Assunção (PT) saiu em defesa de Jaques Wagner (PT) em razão do seu voto favorável à PEC que limita poderes do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o parlamentar, o senador precisa ter autonomia sobre sua decisão.

“Ele, enquanto líder do Governo, tem toda a autonomia em debater e discutir esse assunto, até porque a maioria do Senado, as principais lideranças, votaram ‘sim’. Então, como ele tem sintonia com a maioria dos senadores, acredito que tomou essa decisão justamente por isso. Acho que na Câmara, a tendência do PT é votar ‘não’, até porque a Gleisi [Hoffmann] já tinha falado sobre isso”, disse durante entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (27).

Assunção falou ainda sobre a reforma tributária, que foi aprovada no Senado no início do mês e será apreciada na Câmara dos Deputados em breve. “O Senado fez as mudanças, com todo o direito, mas os deputados vão aprovar aquilo que foi votado anteriormente”, garantiu.

Sobre a desoneração dos municípios, ele afirma que não é favorável, mas acredita em uma decisão que favoreça o Estado e os trabalhadores. 

“Eu não sou a favor da desoneração, mas eu acho que o veto global é algo que nós temos que debater ponto a ponto. Já iniciamos uma discussão junto ao presidente da Câmara, justamente nesse aspecto para a gente ver ponto a ponto pra gente tomar uma decisão, não somente porque o presidente pontuou, mas para que possamos tomar uma decisão levando em consideração cada setor para não ter prejuízo para o Estado brasileiro, e ao mesmo tempo para os trabalhadores não serem prejudicados diantes desse veto”, explicou.