De olho em pelo menos dois cargos em ministérios no próximo governo Lula (PT), o partido União Brasil deve indicar até esta quarta-feira (14) a sugestão com dois nomes da sigla para assumir ministérios.
As indicações serão feitas pela bancada do Senado e da Câmara, liderada pelo deputado federal baiano Elmar Nascimento, um dos maiores beneficiados pelo orçamento secreto e responsável pelo indicado da Codevasf.
Até o momento, as duas pastas cotadas são os ministérios de Minas e Energia, que ficaria por conta da indicação de Elmar, e da Agricultura.
A pretensão inicial do partido era ter a indicação e o controle total do Ministério do Desenvolvimento Regional, mas ainda resta saber se será desmembrado ou qual será a sua configuração no próximo ano.
O União faz oposição ao PT na Bahia e lançou o candidato ACM Neto na briga pelo governo, onde saiu derrotado por Jerônimo Rodrigues (PT). O possível desembarque do partido no governo Lula cria um impasse para ACM regionalmente e também para o ex-juiz Sergio Moro, senador eleito pelo Paraná, e um dos mairoes símbolos do antipetismo.