Política

União Brasil e MDB avançam em tratativas para federação

O presidente do UB, Luciano Bivar, diz que as tratativas com o MDB podem resultar no surgimento de um partido com ainda mais força para marcar presença e emplacar nomes no Legislativo

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

O União Brasil, que nasce da fusão do PSL e do DEM, avançou nas conversas para formar a federação partidária com o MDB, o que levaria a junção a assumir o posto de maior bancada do Congresso Nacional.

As duas siglas contam atualmente com 115 deputados federais, que representa quase o dobro da bancada do PT. Nas próximas semanas, no entanto, o UB deve ter baixas daqueles insatisfeitos com a fusão. A tendência é que apoiadores de Bolsonaro deixem o partido.

O presidente do UB, Luciano Bivar, diz que as tratativas com o MDB podem resultar no surgimento de um partido com ainda mais força para marcar presença e emplacar nomes no Legislativo.

"Avançou [a conversa sobre federação] e tem avançado muito. Estive com o presidente Baleia Rossi ontem [terça-feira]. E as duas cúpulas concordaram com a federação. Mas não podemos atropelar nenhum diretório. É preciso conversar. Não sendo possível a federação, caminhamos juntos para o mesmo projeto na eleição. Mas a reunião decisória foi feita. Agora é tratar das conciliações", disse Bivar.

Durante inauguração de projeto para urbanização no Abaeté nesta quinta-feira (10), o secretário-geral do UB e pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto, admitiu que a maior dificuldade em formar a federação será conciliar os interesses estaduais.

"O momento é o seguinte: a lei estabelece que, quando houver uma fusão, os deputados têm o pleno direito de sair. É natural [a saída]. Muitos que não comungavam com a nossa fusão vão sair. Mas, quando chegar a janela [partidária, em março], deputados que estão comprometidos conosco também virão. Entre as saídas e entradas, haverá um novo equilíbrio. Acho que o União terá a maior bancada. No momento, só tenho o conhecimento da saída de dois ou três do partido", projeta Bivar.