Política

TSE amplia teste público de segurança da urna eletrônica

Teste é realizado em novembro e deve contar com 15 participantes

Antônio Augusto/ Ascom/ TSE
Antônio Augusto/ Ascom/ TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai ampliar o Teste Público de Segurança do sistema eletrônico de votação das eleições de 2022. O edital deve ser lançado nesta quinta-feira (26) e o teste acontecerá de 22 a 26 de novembro. No mês passado, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez acusações falsas sobre a urna eletrônica e virou alvo da Justiça.

O tribunal ampliou o número de participantes e os programas que serão auditados. Inaugurado em 2009, o teste está em sua sexta edição. O trabalho busca fortalecer a transparência e a segurança da apuração dos votos ao tentar identificar vulnerabilidades no processo.

Desta vez, o número de investigadores será aumentado: passará de 10 para 15 pessoas ou grupos.O resultado final do Teste Público de Segurança será divulgado em 15 de dezembro.

Vale lembrar que no final de julho, Bolsonaro fez acusações sem provas contra a urna eletrônica em uma live no Palácio da Alvorada. Depois disso, o presidente passou a ser alvo de dois inquéritos: o das Fake News, no STF, e um administrativo, no TSE.