Estados Unidos da América

Trump toma posse e fala em expandir território e decretos contra imigração; Lula deseja "mandato exitoso"

A solenidade de posse do presidente Donald Trump aconteceu nesta segunda-feira (20)

Foto: Ken Klippenstein/Reprodução
Foto: Ken Klippenstein/Reprodução

Após tomar posse como novo presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump fez um discurso com promessa de nova “era de ouro” para o país. A solenidade aconteceu nesta segunda-feira (20).

“A era de ouro dos Estados Unidos começa neste momento. Nossa soberania será restaurada. Nossa prioridade será criar uma nação que seja próspera e livre. Seremos uma nação rica de novo”, disse Trump.

O chefe da nação norte-americana falou em expandir território e disse que fará uma série de decretos contra a imigração ilegal. Ele informou que vai assinar uma ordem executiva para declarar emergência nacional na fronteira dos EUA com o México. Trump prometeu expulsar “todos que entrarem de forma ilegal” no país.

Em seguida, disse que pretende mudar o nome do Golfo do México para Golfo da América. Trump subiu o tom ao falar da intenção de “retomar o controle” do Canal do Panamá.

Donald Trump foi aplaudido ao dizer os EUA terão, agora, “dois gêneros”: o feminino e o masculino.

Ao fim de um discurso que durou cera de 30 minutos, afirmou: “Nada vai entrar no nosso caminho porque nós somos americanos”.

Lula deseja “mandato exitoso”

Em publicação na rede social X, o presidente Lula cumprimentou Donald Trump pela posse e falou das relações que o Brasil possui com os norte-americanos. “As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica. Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas, como o comércio, a ciência, a educação e a cultura”, disse Lula.

O presidente brasileiro ainda desejou êxito ao novo mandato de Trump.

“Estou certo de que podemos seguir avançando nessas e outras parcerias. Desejo ao presidente Trump um mandato exitoso, que contribua para a prosperidade e o bem-estar do povo dos Estados Unidos e um mundo mais justo e pacífico”, externou.

>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.