Política

Três coligações descumprem cota mínima de 30% de mulheres

Três coligações que disputam as eleições para vereador em Salvador descumprem a exigência de ter pelo menos 30% de mulheres entre as candidaturas

NULL
NULL

Em Salvador, do total de 1.038 candidatos a vereador, apenas 31% são mulheres, ou seja, só 320 - Foto: Antonio Queirós l Divulgação l 13.07.2016

 

Três coligações que disputam as eleições para vereador em Salvador descumprem a exigência de ter pelo menos 30% de mulheres entre as candidaturas, segundo levantamento feito por A TARDE com base em dados fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As coligações para a eleição proporcional formadas por PCdoB-PSD-PT, PRP-PMN e PSOL-Rede ainda contam com proporção de candidatas inferior à de candidatos, e terão que fazer ajustes para adequar à cota determinada pela legislação eleitoral.

Segundo a Lei 9.504 (chamada de Lei das Eleições), "cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo".

Apesar de serem maioria no eleitorado, as mulheres ainda são minoria entre os candidatos. Em Salvador, segundo o TSE, do total de 1.038 candidatos a vereador, apenas 31% são mulheres (320 postulantes a uma vaga na Câmara Municipal).

(A TARDE) (AF)