Política

Tinoco rebate fala de Rui sobre realização do Carnaval em 2022: “indicadores estão reduzindo”

“Essa não pode ser uma decisão pessoal", declara o democrata

Divulgação
Divulgação

O vereador Claudio Tinoco (DEM), presidente da Comissão Especial de Acompanhamento da Retomada de Eventos da Câmara Municipal de Salvador, rebateu a fala de Rui Costa (PT), que declarou que ainda não pode anunciar a realização do Carnaval em Salvador em 2022. 

"Após passar duas semanas fora do nosso estado, no exterior, Rui Costa acaba de dar uma declaração de que não pode aceitar a retomada do Carnaval em 2022 porque os indicadores da pandemia não estão ainda caindo a contento. Objetivamente, Quais são os dados que o governador cita? Com data e indicador que estão sendo analisados?”, questionou Tinoco. 

De acordo com o vereador, no dia 15 de setembro, Salvador tinha 65 pessoas internadas em leitos de UTI Covid adulto, e ontem, 2 de setembro, tínhamos 41 pessoas internadas, apresentando uma redução de 37% nesse período, ao contrário da estabilização apontada pelo governador.

“Essa não pode ser uma decisão pessoal. Até porque o governador vem dado sinais claros de contrariedade a segmentos de eventos e entretenimento. O que defendemos é que governo deixe claro quais são as condições que está considerando ao analisar a realização de eventos maiores”, defendeu o vereador.

A Comissão Especial de Acompanhamento da Retomada de Eventos da Câmara Municipal de Salvador, presidida por Tinoco, realizou duas audiências públicas nos últimos meses para debater a realização de eventos e do Carnaval em 2022. Na última reunião, ocorrida no fim de outubro, os membros da mesa cobraram uma decisão da realização do Carnaval até o dia 15 de novembro, para que haja viabilidade de tempo para a execução da festa.

"Nós não podemos acreditar que São Paulo e o Rio de Janeiro levem os nossos artistas, nossas entidades carnavalescas para lá, enquanto o berço da cultura, Salvador, vai se render a uma ameaça que é única e exclusivamente do governador Rui Costa, que vem dando declarações muito claras de que a pandemia deve durar até o 31 de dezembro de 2022", criticou o edil.

O vereador ainda convocou todos os 43 vereadores da Câmara a "assumir um compromisso de defesa da Cultura e do Carnaval de Salvador e da Bahia" e defender a realização da festa em 2022.