Política

Tendência Avante, do PT, aprova pré-candidatura de Ademário Costa a vereador de Salvador

Ademário foi presidente municipal do PT, secretário de Combate ao Racismo do PT Bahia e atualmente é chefe de gabinete do deputado federal Jorge Solla (PT)

Divulgação
Divulgação

Corrente interna do PT na Bahia, a Avante oficializou neste sábado (16) a pré-candidatura de Ademário Costa à Câmara de Vereadores de Salvador. Cientista social, Ademário foi presidente municipal do PT, secretário de Combate ao Racismo do PT Bahia e atualmente é chefe de gabinete do deputado federal Jorge Solla (PT).

Nascido no bairro de São Cristóvão, Ademário tem uma longa trajetória de luta em defesa da capital. “Salvador é uma cidade com desigualdades históricas e para romper com o atraso social e econômico é necessário um conjunto de ações de emancipação, igualdades de direitos, justiça social e desenvolvimento. Salvador não pode continuar sendo uma província do velho carlismo. Vamos trabalhar para mudar isso”, declarou. 

Ele também destacou a importância de a capital ter um novo projeto político. “Salvador precisa ser uma cidade de oportunidades para a população. O desenvolvimento econômico e social tem que ser para todos e não só para privilegiados. A cidade precisa avançar em políticas sociais, geração de emprego e renda, educação e saúde, moradia, ciência, tecnologia, inovação e economia criativa”, afirmou Ademário.

Para o deputado federal Jorge Solla e ex-secretário da Saúde da Bahia, Ademário vai fortalecer a luta das populações mais vulneráveis da cidade. “Ele representa as graves desigualdades econômicas e sociais de Salvador e para que a capital faça parte dos avanços dos governos petistas exitosos”, afirmou o parlamentar.

Na avaliação do pré-candidato do PT para à Prefeitura de Salvador, deputado estadual Robinson Almeida, a chegada de Ademário fortalece “ainda mais” a luta contra o racismo. “O companheiro Ademário se propõe a mais um desafio político. Não tenho dúvida da sua garra e compromisso pra levar de forma vitoriosa a luta antirracista, por uma Salvador mais justa e igual para Câmara de Vereadores”, declarou.

Ademário começou a trajetória política no movimento estudantil, tem longa participação na direção do PT em Salvador, Bahia e nacional. Também atuou em mandatos de deputados estaduais e vereador de Salvador. É um dos fundadores da corrente interna Avante do PT. E é o coordenador de Relações Institucionais do Movimento Negro Unificado da Bahia (MNU) e do bloco Afoxé Filhos de Gandhy.