Política

Temer realiza reunião no Planalto com ministros para acelerar 20 obras

Temer tem reiterado a aliados que quer deixar um legado positivo nos últimos meses de governo, apesar de sua baixa popularidade.

NULL
NULL

Resultado de imagem para Temer realiza reunião no Planalto com ministros para acelerar 20 obras

O presidente Michel Temer apresentará a ministros uma lista com 20 obras prioritárias que quer iniciar ou finalizar até o final do ano em todas as regiões do País. O emedebista convocou uma grande reunião no Palácio do Planalto na manhã desta quarta-feira (24) para tratar do assunto. Temer tem reiterado a aliados que quer deixar um legado positivo nos últimos meses de governo, apesar de sua baixa popularidade.

O ministro de Secretaria de Governo, Carlos Marun, afirmou ao Broadcast Político, na semana passada, que é um "desafio imposto concluirmos o máximo possível de obras emblemáticas em todo o País". Ele afirmou que, seguindo o processo normal, as obras não seriam disponibilizadas na gestão Temer. As obras, segundo ele, são tocadas pelos respectivos ministérios, e o Palácio do Planalto ajuda na coordenação.

Entre as obras está a entrega do Aeroporto de Macapá (AP); a conclusão da travessia urbana de Porto Velho (RO); a conclusão das obras do anel viário de Campo Grande (MS); a modernização do Porto de Vitória (ES); a inauguração do hospital de Aparecida de Goiânia (GO); e iniciar as obras do projeto Sirius, laboratório de luz síncroton de 4ª geração em construção dentro do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP).

Outro objetivo é terminar as obras da nova ponte sobre o Rio Guaíba, em Porto Alegre (RS). Porém, há dificuldades que podem inviabilizar os planos do governo federal. O ministro Carlos Marun admite que este é um "grande desafio" e há "dificuldade", pois o governo negocia o reassentamento de pelo menos 100 famílias na região, o que está sendo tratado pelo Ministério Público.

Até o momento, nenhuma família foi retirada do local e haverá uma "vistoria", de acordo com o ministro, em novembro.

Temer também pretende incluir eventos em sua agenda como o lançamento ao mar do Submarino Riachuelo, previsto para o dia 12 de dezembro. O evento já estava previsto pela Marinha há alguns meses.

O presidente quer, ainda, iniciar a construção de duas pontes na fronteira entre o Brasil e o Paraguai: uma em Foz do Iguaçu, que está pronta para ser construída, mas ainda depende de negociações, e outra entre a cidade de Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta, no Paraguai. Os acordos estão sendo tratados pelo Ministério de Relações Exteriores e Ministério de Minas e Energia (MME).

Estadão // AO