Política

Telegram tira do ar grupos bolsonaristas após ordem de Moraes

A ordem foi emitida e cumprida ainda nesta sexta

Wilson Dias/Agência Brasil
Wilson Dias/Agência Brasil

Dois grupos compostos por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Telegram foram removidos pela plataforma nesta sexta-feira (28), após ordem do ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral. A ordem foi emitida e cumprida ainda nesta sexta.

Os dois grupos intitulados “70 Milhões eu voto em Bolsonaro Nova Direita” e “70 Milhões 2 eu voto em Bolsonaro Nova Direita”, possuíam juntos mais de 180 mil participantes.

Segundo o Tribunal, o grupo divulgou informações falsas, preconceituosas e intimidatórias, além de "apologia a atos criminosos e violência política nas eleições em andamento".

O ministro, inclusive, era alvo do grupo. Em uma das mensagens, o autor afirmava ter "vontade de meter bala na cabeça do Xandão, só não tive oportunidade ainda”.

“Para que não pairem dúvidas, registro que tais afirmações não correspondem a legítimo exercício da liberdade de expressão, mas a comportamento abusivo e criminoso, incompatível com o regime democrático, seja porque não guardam conexão com a realidade, seja porque planejam comprometer a integridade e a natureza pacífica da competição eleitoral, transformando-a em um jogo sujo, sanguinário e conflituoso”, apontou Moraes.