O ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi eleito neste domingo (30), o novo governador do estado de São Paulo, derrotando Fernando Haddad (PT) e pondo fim aos quase 30 anos de hegemonia do PSDB no Palácio dos Bandeirantes. Com 50% das urnas apuradas, a projeção foi feita pelo Datafolha.
Tarcísio obteve 56,4% dos votos válidos, ante 43,61% de Haddad. Para projetar a vitória de um candidato, o Datafolha acompanha os dados da apuração divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, por meio de um sistema próprio, faz a projeção do resultado considerando o peso que cada mesorregião tem em relação ao total de eleitores de cada estado.
A candidatura de Tarcísio foi patrocinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que designou seu auxiliar na pasta da Infraestrutura para concorrer em São Paulo, apesar de o ex-ministro ter nascido no Rio de Janeiro e vivido em Brasília.
A vitória inaugurou uma experiência inédita do bolsonarismo à frente do estado mais populoso do país. O vice-governador eleito, Felicio Ramuth (PSD), é ex-prefeito de São José dos Campos (SP).
O novo governador terá ampla maioria na Assembleia Legislativa de São Paulo —os partidos que o apoiam somam 63 das 94 cadeiras da Casa.