Política

Tâmara Azevedo participa de celebração indígena em Porto Seguro

Durante a visita, Tâmara participou da inauguração do centro de vivência da aldeia, onde escutou autoridades e lideranças indígenas

Divulgação
Divulgação

A pré-candidata ao Senado, Tâmara Azevedo (PSOL), participou no último domingo (31) e nesta segunda-feira (1°) do 24° Aragwaksã, ritual indígena que celebra o aniversário da aldeia pataxó Reserva da Jaqueira, em Porto Seguro, sul do estado. Durante a visita, Tâmara participou da inauguração do centro de vivência da aldeia, onde escutou autoridades e lideranças indígenas, do rito de passagem do povo Maxakali (MG) e rodas de conversa.

A festa tradicional conta com música, apresentações, comida tradicional e encontro de povos. O evento encerra nesta quarta-feira (3), quando será realizado um batismo do Tawá, conhecido como celebração do barro, da caçada dos Xohã Pataxó e de um almoço, que começa por volta das 12h.

"É uma honra poder participar de um evento tão importante para o povo pataxó, representativo, principalmente em um período onde vemos um retrocesso nos direitos dos indígenas, uma tensão em todo o país e também no sul da Bahia", declarou a psolista, que oficializou a sua candidatura em convenção, na última quinta-feira (29).

"Somos a única candidatura de esquerda e que está atenta aos povos originários, preocupada com a situação dos indígenas, dos quilombolas. Acompanhamos de perto a situação do povo Pataxó e nos colocamos 100% disponíveis para ouvir as suas demandas e representá-los quando estivermos no Congresso Nacional", ressaltou a candidata.