O candidato do PSOL ao governo da Bahia, Kleber Rosa destacou a importância de ter debatido a questão da autodeclaração racial do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), também candidato ao Palácio de Ondina. Neto se auto declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como pardo e reforçou sua autodeclaração durante debate desta terça-feira (27), na TV Bahia.
Para Kleber, o posicionamento de Neto deve ser revisto. Ele ainda rechaçou a maneira que o candidato João Roma (PL) tratou o assunto, segundo ele, em tom de brincadeira.
“Não é piada, deixa a piada lá fora, este é um assunto muito sério, muito claro para nós, que fazemos essa luta ao longo de uma vida inteira, eu acho que o candidato ACM Neto vai acabar recuando, ele vai perceber a besteira que ele está fazendo. Ele está se constrangendo e constrangendo o povo da Bahia”, destacou o socialista ao Portal Salvador FM.
ACM Neto afirma que, em 2016, quando disputou a eleição para gestor da capital baiana, se autodeclarou pardo. "Naquela época eu não tinha fundo eleitoral, não tinha financiamento público de campanha, não tinha cota, não tinha nada disso", aponta.