Política

Suíca propõe Comenda Maria Quitéria para ‘Formiga’

“Essa história de luta precisa ser lembrada diariamente", ressaltou o vereador

Sam Robles/CBF
Sam Robles/CBF

A jogadora de futebol soteropolitana Miraildes Maciel Mota, mais conhecida como “Formiga”, 43 anos, vestiu a camisa da seleção brasileira pela última vez após 26 anos de serviços prestados. E as homenagens a ela passam pela sua cidade natal. Além de encaminhar à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) uma moção de aplausos, o vereador Luiz Carlos Suíca (PT) também quer que a jogadora seja congratulada com a Comenda Maria Quitéria, uma das mais importantes honrarias da Câmara Municipal de Salvador.

“Essa história de luta precisa ser lembrada diariamente. Mulher negra e que disputou sete copas com a camisa da seleção do seu país. Foi duas vezes vice-campeã olímpica e uma vez vice-campeã mundial de futebol feminino. Merece aplausos pelos serviços prestados e vamos lutar para que ela seja uma das homenageadas com a Comenda Maria Quitéria. Sabemos das dificuldades que ela enfrentou para chegar onde está. A Câmara tem o dever cívico de honrar essa trajetória de vida e homenagear ‘Formiga’”, aponta Suíca.

“Formiga” é a atleta, entre homens e mulheres, que mais vezes vestiu a camisa da seleção brasileira. Ela alcançou marcas históricas, como a participação em 233 partidas oficiais. O detentor do recorde à época era Cafu, que somou 150 aparições pela seleção. A atleta ainda segue no futebol, vestindo a camisa do São Paulo.