Política

STF manda bloquear o aplicativo Telegram por não cumprimento de determinações judiciais

Em fevereiro, o Supremo já havia ameaçado bloquear o funcionamento do Telegram, caso descumprisse ordem para suspensão de perfis

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, mandou bloquear o aplicativo de mensagens Telegram em todo o Brasil nesta sexta-feira (18). Moraes estabeleceu ainda uma multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento. 

O ministro atendeu a um pedido da Polícia Federal, no âmbito da investigação do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. Segundo a PF, o aplicativo até hoje não cumpriu as determinações judiciais referentes ao caso.

Em sua decisão, o ministro reproduz relatório da PF que acusa o Telegram de ser “notoriamente conhecido por sua postura de não cooperar com autoridades judiciais e policiais de diversos países”, destacou.

Segundo Moraes, a PF tentou reiteradamente contato com a plataforma, a fim de encaminhar as ordens judiciais de bloqueio de perfis, indicação de usuários, fornecimento de dados cadastrais e suspensão de monetização de contas vinculadas a Allan, não obtendo resposta.

Em 25 de fevereiro, o ministro já havia ameaçado bloquear o funcionamento do Telegram, caso descumprisse ordem para suspensão de perfis.