As cinco urnas eletrônicas que vão passar por auditoria, neste domingo (2), para garantir que não haja fraude na eleição municipal, serão sorteadas neste sábado (1º), em audiência pública, a partir das 9h, na sede do Tribunal Regional da Bahia, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Quatro veículos e um helicóptero, para busca das urnas – já preparadas para as Eleições Municipais 2016 – em suas respectivas seções eleitorais, estão à disposição da Justiça Eleitoral baiana. Os trabalhos contam com apoio da Polícia Militar da Bahia.
As urnas sorteadas deverão ser substituídas por urnas de contingência, também preparadas para atender situações emergenciais.
Toda a auditoria por votação paralela será acompanhada por representantes do Ministério Público Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Bahia (OAB-BA), partidos, coligações e integrantes da sociedade que queiram participar.
Objetivo – A auditoria por votação paralela tem o objetivo de demonstrar a confiabilidade do sistema de votação eletrônica. Para o procedimento, será registrado voto – do mesmo modo que é feito na votação oficial – em cada uma das urnas eletrônicas sorteadas. Os mesmos votos serão também anotados em cédulas de papel e depositados em urnas de lona. O processo é feito por estudantes convidados a efetuar os registros.
Ao final do procedimento, que é todo filmado pela Justiça Eleitoral, é feito um comparativo entre os votos registrados em papel e aqueles digitados nas urnas eletrônicas. Os dados deverão coincidir. A realização da auditoria é disciplinada pela Resolução 23.458/2015, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
(Bahia.ba)