A solenidade de hasteamento das bandeiras reuniu diversas autoridades políticas e das Forças Armadas na Praça do Campo Grande, em Salvador, na manhã desta quinta-feira, 7 de setembro, quando se comemora a Independência do Brasil.
Representantes do Estado da Bahia e da capital, o governador Jerônimo Rodrigues e o prefeito Bruno Reis, respectivamente, destacaram a importância da data como alicerce de cidadania e inspiração para o futuro.
"O Brasil andou muito em sua soberania, mas é importante que a gente sempre possa olhar para frente e que os direitos dos brasileiros e brasileiras possam ser respeitados", avaliou Jerônimo, destacando que o país vive um processo de fortalecimento da educação, do acesso à cultura e do combate ao desemprego e fome.
O olhar para o futuro a partir do "dia histórico" também pautou o discurso do prefeito Bruno Reis. "A Independência do Brasil garantiu a nossa soberania, permitiu que esse país fosse uma nação autônoma e que essa independência sirva de inspiração para todos nós baianos e soteropolitanos, para seguir com firmeza, com autonomia caminhando com as próprias pernas, podendo decidir o seu presente e o seu destino. O 7 de Setembro, sem sombra de dúvidas, é uma das datas mais importantes da história do Brasil", frisou.
Desfile
Esse ano, cerca de 600 estudantes de 10 colégios da rede estadual participaram do desfile. Entre as escolas estavam o Colégio Estadual Ana Bernardes, do bairro de Cajazeiras, o Colégio Estadual Azevedo Fernandes, o Colégio Estadual Alfredo Agostinho de Deus, o Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Pedro Paulo Marques e Marques e outros. Em outras 44 cidades do interior do estado, 3.916 estudantes da rede estadual tiveram destaque nas festividades cívicas. Entre Rios, Retirolândia e Conceição de Coité são alguns dos municípios.
Os ex-alunos dos Colégios da Polícia Militar (CPM) e os 280 estudantes dos cinco CPMs de Salvador – dos bairros do Lobato, Dendezeiros, Ribeira, Luís Tarquínio e Cajazeiras – também se apresentaram representando suas escolas.
Os militares da Polícia Militar da Bahia também realizaram o tradicional desfile cívico com a Marinha, Exército e Aeronáutica. Só da PM, se apresentaram 906 oficiais, alguns das novas unidades da corporação abertas na capital e no interior do estado. Entre elas, os batalhões de Proteção à Mulher, de Policiamento Escolar, de Prevenção a Furtos e Roubos de Veículos e o de Patrulhamento Tático Móvel (Batamo). Além da participação dos policiais dos recém-criados Comandos de Policiamento Regional (CPR).