Eleições

Sobe para 31 nº de cidades que terão apoio de tropas federais nas eleições

Outros pedidos ainda podem ser analisados na sexta-feira (30)

NULL
NULL

 src=Subiu para 31 o número de cidades do Amazonas que devem receber apoio de tropas federais  durante as eleições. A medida foi anunciada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na quinta-feira (29), após solicitações feitas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM).

Em todo o país, ministros do Tribunal autorizaram o envio de Força Federal em 307 localidades em 12 estados. Outros pedidos ainda podem ser analisados na sessão extraordinária de sexta-feira (30).

Na manhã desta quinta, as cidades de Fonte Boa, Atalaia do Norte, Santo Antônio do Içá,Tonantins e Lábrea tiveram o pedido aprovado

O ministro Henrique Neves, relator de um dos pedidos, afirmou que a proximidade do pleito e a quantidade de locais de votação com histórico de violência foram fundamentais para o deferimento.

Ao todo, 26 cidades que já haviam recebido autorização para o envio de tropas federais: Alvarães,Apuí, Autazes, Barcelos, Benjamin Constant, Boca do Acre, Carauari, Coari, Codajás,Humaitá, Itacoatiara, Japurá, Manacapuru, Manicoré, Maraã, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Tefé, Uarini e Urucará.

Além dos municípios do interior, a cidade de Manaus também receberá apoio das tropas. Segundo o TSE, ao final da eleição os juízes eleitorais deverão elaborar um relatório para aferir a utilidade e a necessidade das forças federais nas eleições. 

Policiais militares
Mais de de 6 mil policiais militares devem atuar durante o pleito no Amazonas. De acordo com o plano de segurança apresentado pelo TRE-AM, o efetivo irá atuar nos municípios do interior e na capital até o dia 31 de outubro.

O objetivo é que coibir os crimes eleitorais e manter a segurança nos locais de votação. As Forças Armadas estarão divididas em 231 postos de votação, nas Zonas Norte e Leste.

Reprodução: G1