Um evento político terminou com sete pessoas feridas por disparos de arma de fogo, no município de Ipiaú, no Sul da Bahia, na noite desta quinta-feira (15). De acordo com informações publicadas pelo site, Ipiaú Online, o evento da campanha eleitoral municipal acontecia na Avenida Getúlio Vargas, com a presença do governador Rui Costa e políticos da cidade, quando foram ouvidos 10 disparos.
Segundo o blog Giro Ipiaú, um suspeito não identificado, que estava a pé, se dirigiu a uma das vítimas identificada como Danilo Menezes de Souza e efetuou os disparos. Além de Danilo, outras seis pessoas foram atingidas: Ronaldo Pinto Andrade foi alvejado na virilha; Saionara Menezes de Souza foi baleada em um dos dedos da mão; Joélio dos Santos foi atingido no braço; Alexsandro baleado no braço e na perna; um jovem identificado pelo prenome de Alan foi alvejado na perna e Fábio dos Santos, que foi baleado no pé.
Ainda conforme o Giro Ipiaú, o caso mais grave é o de Danilo. Ele socorrido por uma equipe do Samu para o Hospital Prado Valadares, no município Jequié, onde também foi encaminhado Joélio e Alessandro. Umas das vítimas relataram ao blog local que momentos antes dos tiros, teria ocorrido uma briga. O tiroteio aconteceu durante o discurso de uma candidata a prefeita de Ipiaú, apoiada por Rui Costa. Ele se preparava para deixar o palanque. A polícia já tem pistas do autor dos disparos e já apreendeu um menor, suspeito de participação no crime.
O governador fez uma declaração publicada pelo Giro Ipiaú. Rui Costa, atribuiu o ato criminoso a um atentado político. Ele disse que se imagina que tal prática já estava enterrada, e é a pior forma possível de se fazer política, além de prometer uma resposta dura.
Rui declarou também, que nesta sexta-feira (16) será mantido um pelotão especializado da Caatinga em Ipiaú, até o dia da eleição, além de um grupamento especializado da Polícia Civil. Que segundo ele, serve para deixar claro que criminoso, seja da política ou do banditismo, não vai intimidar o estado de direito e nem a sociedade.
O governador ainda disse que, aqueles que querem se impor pelo medo, terão a força e a mão do estado botando ordem, colocando presos aqueles que querem aterrorizar as famílias de Ipiaú. Também prometeu, que a gestão vai, com certeza, pegar os responsáveis pelo ocorrido.
(BN) (AF)