Nesta quinta-feira (14), protestos e homenagens acontecem no Brasil e em diversos outros países para marcar os 6 anos do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes e exigir justiça. Na Câmara Municipal de Salvador, a data será marcada por uma sessão especial no Plenário Cosme de Farias, a partir das 18h. Haverá transmissão ao vivo pela Rádio Câmara (105.5 FM) e pela TV Câmara – no canal aberto e digital 12.3, pelo portal www.cms.ba.gov.br e pelo Facebook/@tveradiocamara.
A cobrança por respostas sobre quem foi o mandante e as motivações do crime que tiraram a vida da vereadora carioca e seu motorista são parte das reivindicações que marcam a data. Antecedendo à sessão na câmara, uma manifestação está sendo convocada para às 16h30 na Praça Castro Alves.
Eleita em 2016 com cerca de 46 mil votos, Marielle Franco foi uma importante ativista dos direitos humanos, tendo entre suas principais pautas o enfrentamento à “política de guerra às drogas” e a violência policial nas periferias. O seu legado tem sido fundamental na ampliação da participação de mulheres negras, periféricas e LGBTQIA+ na política. Também por isso, as respostas sobre seu assassinato também são uma ação crucial ao enfrentamento da violência política de gênero.
Realizada pelo quarto ano consecutivo, a sessão especial Justiça por Marielle é fruto de uma construção coletiva entre o mandato das Pretas por Salvador (PSOL) e instituições.