O deputado estadual Reinaldo Braga (PSL) é quem irá presidir a sessão em que ocorrerá a eleição para a Mesa Diretora nesta quarta-feira (1º). Os trabalhos serão iniciados às 14h, pelo presidente Marcelo Nilo (PSL). No entanto, Nilo é candidato à reeleição e, por isso, deverá passar o bastão para o decano do Legislativo baiano. Além de Nilo, disputam o cargo os deputados Ângelo Coronel (PSD) e Luiz Augusto (PP).
O rito para o pleito foi decidido em reunião realizada pela atual Mesa Diretora na última sexta-feira (27), quando o atual presidente adotou um tom de agradecimento com seus colegas. “Todos atuaram de forma independente, com autonomia, contribuindo para o colegiado representar corretamente os 63 deputados e o conjunto dos cidadãos de nossa terra”, disse o mandatário, que busca seu sexto mandato.
Assim que Braga assumir os trabalhos, ele deverá convocar representantes das legendas com maiores bancadas para preencherem a primeira e segunda secretarias, cabendo, assim, ao PT e PSD indicar os ocupantes.
Durante a votação, cada parlamentar depositará o voto em urna específica. Tanto as cédulas quanto os envelopes serão rubricados pelos dirigentes da sessão e pelos integrantes da Mesa Diretora.
De acordo com nota publicada pela AL-BA, para preservar o sigilo do voto, já foram retiradas das proximidades do local de votação as câmeras de segurança do plenário e as utilizadas pela TV Assembleia para transmissão das sessões.
Após o resultado da eleição, o presidente eleito irá convocar uma sessão de reabertura dos trabalhos para o dia seguinte, quinta-feira (2), às 10h, com a participação do governador Rui Costa (PT).
Reprodução: Bocão News