Em dia de expectativa de votação na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o acesso às galerias do plenário da Casa foi proibido. Com a medida, os servidores estaduais que carregam a esperança de ter os ganhos do funcionalismo reajustado não poderão assistir a atividade parlamentar 'in loco'.
O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) chegou a fazer um requerimento pelo acesso dos servidores, mas a solicitação foi negada pelo presidente da Casa, deputado Adolfo Menezes (PSD). A deputada Olívia Santana (PCdoB) também endossou o apelo de Hilton.
“Respeito os professores, mas como presidente não vou ficar desvalorizado. Não tem nada aqui secreto. Os professores estão no auditório e têm acesso à sessão”, declarou Menezes.
O pedido para que os servidores não possam ter acesso às galerias partiu do líder do governo, Rosemberg Pinto (PT), alegando que os deputados foram constrangidos na semana passada. “Não é para nenhum deputado comemorar essa situação. Mas foi devido ao ocorrido aqui na semana passada”, justificou o petista.
Há expectativa de votação nesta tarde do reajuste geral dos servidores do funcionalismo estadual, em 4% e um empréstimo – o sétimo – solicitado pelo governador Jerônimo Rodrigues, no valor de R$ 2 bilhões.
VEJA VÍDEO:
Servidores são proibidos de assistir sessão nas galerias da AL-BA em dia de votação de reajuste da categoria pic.twitter.com/wi2ocVfncd
— Portal Salvador FM (@PortalSsaFM) May 28, 2024