Após resistência do senador Tasso Jereissati (PSDB) em aceitar ser vice na chapa da pré-candidata Simone Tebet (MDB) à Presidência da República, a também senadora Eliziane Gama (Cidadania) afirmou a interlocutores no Senado Federal que aceitaria ocupar a vaga. Vale lembrar que Simone e Eliziane foram parlamentares ativas durante Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid.
De acordo com apuração da CNN, Eliziane topa o convite, se oficializado, e que “não vai fugir da raia”. “Se vier o convite oficial da Simone, estamos juntas”, declarou Eliziane. Ela acredita que as duas podem formar “uma grande chapa capaz de atrair os olhares dos brasileiros”. O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, ligou para Eliziane afirmando que o nome dela está em avaliação.
Segundo Freire, Eliziane tem as seguintes características que podem agregar à candidatura de Simone: ser mulher, nordestina e evangélica, com defesa da laicidade do Estado. Ou seja, com condição de atrair evangélicos que estejam insatisfeitos com a postura de Bolsonaro e não querem votar na esquerda.
A expectativa é que haja uma definição sobre a vaga de vice nesses próximos dias, embora tenham até o início de agosto para tomar a decisão.
Apesar de ser tido como a primeira opção, Tasso tem demonstrado resistência em participar da disputa presidencial. Insatisfações da direção nacional do PSDB com o MDB também têm atrapalhado as negociações.