O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (04) os nomes indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Sulva para assumir diretorias do Banco Central (BC) pelos próximos quatro anos. Após passarem por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Gabriel Galípolo foi aprovado para ocupar o cargo de diretor de Política Monetária e Ailton Aquino, autidor-chefe que comandará a diretoria de Fiscalização do órgão.
Com a aprovação, Aquino subistituirá Paulo Sérgio Neves de Souza, indicado ao cargo pelo então presidente Jair Bolsonaro. Aquino é natural de Jequié, no sudoeste baiano, é servidor do Banco Central desde 1998. Tem graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). Além disso, o novo diretor tem especialização em Engenharia Econômica de Negócios e em Direito Político.
Ailton Aquino dos Santos é servidor do Banco Central desde 1998. Ele é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e possui especializações em Engenharia Econômica de Negócios e em Direito Político.