Representantes do Banco Mundial, da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) e da Casa Civil da prefeitura de Salvador discutem a implantação do Projeto Salvador, que prevê financiamentos para as áreas de saúde, educação e assistência social. Na manhã desta quinta-feira (9), eles farão visita técnica aos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), dos bairros de Brotas, Engomadeira e Pau da Lima.
A ideia do plano é ampliar o número de pessoas registradas no Cadastro Único – que identifica potenciais beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família, além de promover melhorias nos atendimentos oferecidos pelos Cras.
“O objetivo é atingir uma maior cobertura, atender mais pessoas, com a devida qualidade e de acordo com a responsabilidade fiscal”, disse Emanuele Rodovalho, gerente de Gestão do Cadastro Único, Bolsa família e Benefícios da Semps.
A pasta, chefiada por Tia Eron, sedia desde esta terça-feira (7) a segunda missão de 2017 do Banco Mundial, na qual estão sendo apresentadas pelas equipes técnicas dados estatísticos relacionados ao Cadastro Único, referente ao perfil das famílias beneficiárias do programa Bolsa Família, na modalidade de suspensão do benefício, por descumprimento das regras relacionadas aos serviços de saúde e educação. Outro mapeamento exposto foi o das famílias em condição de pobreza e extrema pobreza, quem ainda não são contempladas pelo benefício federal.
Também já foram apresentadas soluções para incluir estas pessoas, como o atendimento oferecido por unidades móveis (vans e micro-ônibus) e informações obtidas durante visitas domiciliares.
Na avaliação apresentada nesta quarta-feira (8), foi listada a proposta de equipes volantes que vão atenderão famílias, inclusive em localidades situadas nas ilhas de Maré, Frades e Bom Jesus dos Passos.
Entre as propostas feitas ao Banco Mundial, está a criação de um Sistema Único para o Cadastro, o Cras e a Gestão, para permitir o acesso direto às informações dos cadastros das famílias assistidas e otimizar a ações. A capacitação dos profissionais que lidam com o público, com o objetivo elevar o serviço e tornar mais dinâmico e eficaz o atendimento.
Uma equipe da Secretaria Municipal de Gestão também vai apresentar um plano de valorização do servidor, como parte do processo de garantir ao público qualidade e entendimento dos direitos. Medidas para inovação e modernização dos procedimentos também estão no projeto.
A primeira missão de 2017 foi realizada em janeiro, com a finalidade de conhecer a nova gestão e de apontar os indicadores sociais necessários para o estabelecimento da parceria internacional.
Reprodução: Bocão News