Mobilidade

'Segurança viária para o transporte é um valor inegociável', diz novo titular da Semob

O novo titular da Secretaria de Mobilidade substituirá Fabrizzio Muller

Foto: Aparecido Silva/PS Notícias
Foto: Aparecido Silva/PS Notícias

O prefeito Bruno Reis anunciou, na tarde desta quarta-feira (5), quem será o novo titular da Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob). Em entrevista coletiva realizada na Prefeitura, o chefe do Executivo da capital baiana confirmou o economista Pablo Souza à frente da pasta, uma das mais importantes da administração municipal.

Bruno Reis destacou que a escolha foi por critério técnico. Em seu primeiro pronunciamento, Pablo Souza falou dos desafios da pasta e seu plano de gestão.

“A concessão de ônibus transporta mais de 20 milhões de passageiros. Ao longo dos últimos 20 anos, a cidade de Salvador alcançou a marca de 1 milhão de veículos e nossa paisagem urbana tem se transformado muito rápido. Precisamos intensificar nesse novo ciclo as ações de prevenção, principalmente com foco em segurança viária. Acredito que segurança viária para o transporte é um valor inegociável. Preservar vidas é o princípio básico da mobilidade”, declarou.

O novo titular da Secretaria de Mobilidade (Semob) substituirá Fabrizzio Muller, no cargo desde 2020. Antes, Muller comandava a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), integrando a gestão do ex-prefeito ACM Neto.

Fabrizzio Muller já vinha antecipando publicamente sua saída da Semob nas últimas semanas, indicando futuro na iniciativa privada.

Perfil do novo chefe da Semob

Formado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Pablo Souza acumula passagens por organizações nacionais e internacionais. Atuou como gerente de transporte da FIFA entre 2013 e 2014, além de ter participado da organização dos Jogos Olímpicos do Rio (2016).

Além do trabalho como diretor da Semob, Souza foi responsável pela organização da mobilidade na Copa América dos Estados Unidos, na cidade de Dallas (Texas), onde atuou como gerente de transportes. Também prestou consultoria para a URUCUIA e o ICLEI, organizações da área de mobilidade, onde colaborou na transição de cidades brasileiras para um modelo de mobilidade sustentável.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.