O secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório, avalia que o custo para reconstrução das áreas afetadas pelas fortes chuvas na Bahia pode chegar a R$ 1,5 bilhão, ultrapassando a cifra de R$ 1 bilhão prevista inicialmente. Vitório avalia que o governo baiano já iniciou o processo de reconstrução dos municípios afetados, destacando que o governo baiano conta com a ajuda do Governo Federal, mas que não vai esperar.
“Sozinhos ou acompanhados nós vamos tomar como o governador tomou para si, a liderança do processo”, declarou o secretário.
Para o chefe da pasta, a gestão de Rui Costa (PT) vem desenvolvendo ações emergenciais de prontidão, abrigando as famílias, distribuindo itens básicos e concedendo crédito a pequenos empresários. As ações de infraestrutura também já estão encaminhadas.
Segundo Vitório, “nenhum baiano vai deixar de ser assistido, nenhuma vítima vai deixar de ser acolhida ou considerada. A nossa expectativa e a nossa luta é tá em todo o lugar, apoiado a quem precisa”, dessa forma o secretário relatou que o governo está preparado. “Enxugamos as despesas e incrementamos a arrecadação”, acrescentou.