A secretária de Saúde da Bahia, Tereza Paim, disse estar preocupada com a quantidade de doses de vacinas contra Covid-19 destinadas às crianças de 5 a 11 anos no estado. De acordo com a gestora são 75 mil doses por remessa até a semana que vem, quando esse número deve aumentar para mais de 1,5 milhões de crianças baianas. Os imunizantes que estavam previstos para chegar às 8h30 desta sexta-feira (14), também foi reprogramado para às 14h40 de hoje, horário definido para o início das aplicações na capital baiana.
"Para a vacinação infantil temos 75 mil doses que deveriam chegar na noite de ontem. Vale lembrar que temos mais de um milhão e meio de crianças entre 5 e 11, por tanto, essas doses de vacina não vai cobrir todo o público. Devido a isso, a gente passa a trabalhar com um público alvo, e vamos iniciar por quem tem a possibilidade de se vacinar ainda hoje ou amanhã que são as crianças de onze anos" disse a secretária da Sesab ao programa Ligação Direta da Salvador FM.
A gestora da pasta de saúde também afirmou que a vacinação será dividida por municípios capacitados que realizarão as primeiras amostragens de aplicação das vacinas em crianças, devido a pouca quantidade repassada para o estado.
"Logo depois que o INCQS [Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde] comprove a qualidade das vacinas infantis e faça a liberação, os municípios que foram treinados para aplicação em crianças dentro da última CIB realizada, serão eleitos para realizar as primeiras amostragem. Vão ser escolhido quatro de início, porque não temos tantas doses para liberar a todos", afirmou.
Tereza Paim também confirmou o recebimento de uma nova remessa da vacinas pediátricas contra o coronavírus para o dia 20, na quantidade de 88 mil doses. Além de uma nova leva na semana seguinte com um aumento no numero de vacinas por lote.
A secretária foi a entrevistada de hoje do programa Ligação Direta da Salvador FM. Confira entrevista completa: